Sobre o blog

Este blog destina-se a divulgação da série de animações Sopa de Letrinhas e dos Objetos de Aprendizagem elaborados no curso Recursos Tecnológicos na Alfabetização, ministrado pelo NTM Cabo Frio para professores do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental.
Este também é um espaço para os relatos de experiência dos cursistas com o uso do material aqui disponibilizado.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Trabalhando a autoestima

Olá!
Meu nome é Karina, eu trabalho no Escola municipal José Bonifácio Ferreira Novellino, está semana pude vivenciar  uma experiência na qual me deixou perplexa.
Como eu  faço parte da turma curso de recursos tecnológicos na alfabetização, recebemos várias dicas, maneiras de fazer com que estes recursos entrem dentro de nossa sala de aula ,para quebrar a rotina existente. 
Até certo tempo atrás, pude perceber em minha sala de aula que os alunos não se respeitavam e com frequência se acrediam verbalmrente. A partir desta observação pude notar que o identidade  e os valores de cada individuo deveriam ser relembrados.
Com isso levei enquadrado no meu plano de aula a canção Eu sou assim,de maneira que não sabia iria se repercutir da maneira que aconteceu, com a aplicação desta canção notei que a autoestima,dos alunos estavam muito corrompida e apartir deste trabalho pude explicar que apesar das diferenças todos somos iguais. Parte da canção diz assim:" Esse é meu nome eu sou assim que é bonita e inteligente como eu nunca vi..." quando essas palavras foram pronunciadas a canção parou de ser reproduzida, tive que intervir várias vezes e mostrar que realmente cada um tinha seu valor, seu jeitinho de ser,mostrei ainda que ninguém é igual a ninguém e que devemos sempre respeitar as pessoas por mais que elas sejam diferentes.
Portanto com a ajuda de recursos pude,encontrar a dificulade que existia na turma e a tempo consegui aniquila-lá.  

2 comentários:

  1. INTERESSANTE! TRABALHEI A MESMA MUSICA COM A MINHA TURMA DE PRÉ ESCOLA, E ELES TAMBÉM ADORARAM.
    ATRAVÉS DA MUSICA PUDE PERCEBER QUE ENTENDERAM QUE GOSTAM DE COISAS DIFERENTES, (na parte em que o professor deve perguntar ao aluno do que gosta de fazer, e logo depois canta a música), E QUE SÃO DIFERENTES NESSE ASPECTO.

    ResponderExcluir

  2. Muito legal!
    Na minha turma trabalhar com a musica"Eu sou assim" também foi muito divertido, saímos da rotina e aprendemos com a musica as nossas que apesar das diferenças todos somos iguais.
    Karina parabéns!!!

    ResponderExcluir