Sobre o blog

Este blog destina-se a divulgação da série de animações Sopa de Letrinhas e dos Objetos de Aprendizagem elaborados no curso Recursos Tecnológicos na Alfabetização, ministrado pelo NTM Cabo Frio para professores do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental.
Este também é um espaço para os relatos de experiência dos cursistas com o uso do material aqui disponibilizado.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DA GALERINHA

Olá,
Meu nome é Rita Miranda, sou professora e ministro aulas de Ciências, História e Geografia para as turmas do 1 ano da E. M. João Evangelista dos Santos.
Tivemos uma experiência muito positiva com o uso da câmera digital na nossa aula de ciências, fazendo um vídeo depoimento dos alunos sobre seus animais de estimação. Eles responderam a perguntas como: Você tem um animal de estimação? Que animal é este? Qual seu nome?
Foi interessante notar a reação dos alunos diante da filmagem, os mais agitados ficaram tímidos e os que, geralmente, são introvertidos saíram-se muito bem.
Durante a dinâmica alguns alunos começaram uma "brincadeira" de falar que seus animais tinham os nomes dos colegas de sala, então, aproveitei o momento para trabalhar com eles a questão do respeito ao outro. 
Após este momento confeccionamos um cartaz com o nome de seus animais e exploramos estes nomes em várias atividades.
Fomos à sala de leitura e os alunos puderam assistir a gravação. Um sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário