Sobre o blog

Este blog destina-se a divulgação da série de animações Sopa de Letrinhas e dos Objetos de Aprendizagem elaborados no curso Recursos Tecnológicos na Alfabetização, ministrado pelo NTM Cabo Frio para professores do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental.
Este também é um espaço para os relatos de experiência dos cursistas com o uso do material aqui disponibilizado.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Ensinando com tecnologia

   Ola meu nome é Ana Roseli sou Educadora na Escola Municipal Justiniano de Souza, trabalho com turma de quarto ano.
   Utilizando a máquina digital como ferramenta na aprendizagem fizemos em sala de aula uma peça de teatro onde a turma participou com entusiasmo. A peça foi filmada e apresentada a turma, apos assistirem ao video, fizemos uma roda de conversa onde cada um pode expor suas opiniões a respeito dos "erros". Foi uma esperiência muito prazerosa pois  a turma que era agitada e quase não participava das atividades está mais participativa e atenta as aulas.
    Outra atividade realizada foi Jogos Educativos onde levamos para sala de aula o datashow e o notebook.
    De inicio foi meio tumultuado pois eles queriam realizar os jogos deles, porém conversamos e mostrei para a turma que participar de algo novo também é bom e gratificante e que eles iriam gostar.
   Os jogos escolhidos foram: Batalha do Números, que a principios eles acharam muito fácio porque bastava identificar o número maior e menos, porém com o passar dos jogos as operações foram se misturando e deixando o jogo mais difícil fazendo com que eles se ajudassem. 
   Outro jogo foi  Bruxa dos Acentos que também reclamaram que era muito fácil pois de inicio as palavras que apareciam faziam parte de seus vocabulário, mas quando começou a aparecer palavras mais complicadas e eles erravam começavam a culpar o colega que estava ao lado que não sabia as palavras que os jogo era muito dificil. 
   Realmente  as atividades diferenciadas  que foge de folhas e quadro são muito importantes para abrir novos horizontes tanto para o aluno quanto para o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário